segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vejam o dizem as personalidades da política e cientistas sobre o Senador Evandro Carreira


Ele tinha razão:
“Mas no Brasil e, principalmente, no Amazonas (SUA TERRA NATAL), ele pregou no deserto” “Com visão profética, Evandro verberou como criminosa a troca da mata primária por campos de cultivo e prelecionou o aproveitamento das VÁRZEAS E A CRIAÇÃO DE PEIXES EM FAZENDAS AQUÁTICAS.”
Senador Jefferson Péres+ Jornal A Crítica – Manaus / 26 de Maio de 2002

De acordo com o Dr. Ghillean T. Prance - maior autoridade mundial em florestas tropicais, PH.D, FLS, Vice-Presidente da Divisão de Ciências e Diretor do Instituto de Economia Botânica do New York Botanical Garden e por 11 anos Presidente do Royal Kew Garden, em Londres.. disse: Evandro Carreira, O Iluminado Profeta da Amazônia!

Paulo Figueiredo escreveu ao Jornal A Crítica de Manaus do dia 28 de dezembro de 1991 "RECADO AMAZÔNICO"
“Nestes tempos de Amazônia, de coqueluche amazônica, é bom lembrar de quem, primeiro no Brasil, como político, começou a discutir a região com preocupações preservacionistas e ambientais. Foi Evandro Carreira, eleito em pleito singular Senador da República, ao derrotar forças até então imbatíveis no Estado, com uma passagem das mais aplaudidas pelo Senado Federal. Evandro, logo nos seus primeiros quinze dias de parlamento, como ninguém durante o período do golpe militar até o presente, demonstrou toda a força da sua inquietante inteligência e fez vibrar no Planalto Central, o poder da palavra amazônica. Deu o seu recado, denso, corajoso e prenhe de substância científica e política, apoiado em vasto conhecimento da região. Chamou-o de “Recado Amazônico”, com o qual, feito um verdadeiro missionário, saiu pregando suas verdades e anunciando seu inconformismo com o nosso atraso e com as condições de penúria do nosso povo. (...)Foi um Senador polêmico, acima de tudo inquieto. Alguns, movidos quase sempre por sedimentados preconceitos, impacientavam-se com suas “esquisitices” verbais ou com seu “discurso gongórico”. Na verdade, queiram ou não, Evandro sempre foi Evandro: original, não repetitivo, talento visceralmente amazônico e de estilo inconfundível.(...)” O Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Doutor José Baptista Vidal Pessoa, escreveu: Evandro Carreira, Gênio e Cientista do Universo Amazônico “(...) Há uma diferença fundamental entre o Evandro e os amazonólogos citados (Sócrates Bonfim, Cosme Ferreira, Djalma Batista, Arthur Reis, Samuel Benchimol e Geraldo Pinheiro). Todos eles tinham uma formação humanística sólida, sem raízes científicas. Em síntese, acabavam sendo meros cronistas da Amazônia. O Evandro superou a todos.”
O Deputado Federal, ex-Prefeito de Manaus, atual Senador eleito em 2002, ARTHUR VIRGÍLIO NETO, conta que o filme do ex-Senador EVANDRO CARREIRA, “Terceiro Milênio”, foi exibido em uma Faculdade ligada à Sorbonne. Terminada a sessão, ARTHUR NETO foi explicar quem era EVANDRO CARREIRA e o ex-Senador, mesmo ausente, foi aplaudido de pé.
JORNAL A CRÍTICA - Manaus / 12.07.98

(...) O Senador Evandro Carreira é o primeiro Senador da história da República a ser ouvido na Escola Superior de Guerra dos Estados Unidos da América do Norte - National Defense University e National War College – Forte Mc Mer, Washington D.C. Ele se pronunciará sobre o equilíbrio ecológico da Amazônia, questão que tem defendido intransigentemente no Senado brasileiro.
Jornal A Crítica – Manaus / 25.10.1981
Extraído do documento formulado pela R/P Mohana Dharma

Nenhum comentário:

Postar um comentário