segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O QUE O SENADOR EVANDRO CARREIRA FEZ?

Com a palavra, sua única arma, provocou uma revolução em favor da Amazônia. Fez estremecer os Governos Geisel e Figueiredo, impedindo a entrega total da Amazônia às multinacionais.
O comportamento de Evandro Carreira como Senador, tanto no Parlamento como em conferências por todo o Brasil e no exterior, fundamentou-se essencialmente na realidade política nacional, onde um Executivo com super-poderes esmaga o Legislativo e o Judiciário.
Nunca um parlamentar da Amazônia, em tempo algum, afirmou das tribunas a vocação aquática, solar, vegetal e animal da Hiléia. Evandro foi o primeiro.

DEVASTAÇÃO
Empenhou-se na criação da CPI da Amazônia e na sua transformação em órgão permanente do Senado Federal, a qual vem desde 1979 apurando a devastação da Floresta Amazônica e suas implicações.
Graças ao trabalho da CPI, o Governo foi obrigado a arquivar o malsinado Pacote Florestal e o Projeto Jari foi nacionalizado.

MADEIRA
Exigiu a proibição de exportação de madeira em toras, tábuas, pernas-mancas, ripas, ripões etc.

VOCAÇÃO VARZEANA
Reafirmou a vocação varzeana, o que significa que as terras alagadas pelo rio são maravilhosas para o plantio, depois que o rio as descobre. É por isso que o caboclo não sai da beira do rio, pois o que foi alagado fica propício ao plantio do arroz, do milho, do feijão, da mandioca, da juta, da malva, da macaxeira, da melancia, do jerimum, enfim, de todas as culturas tropicais de ciclo curto.

BORRACHA
Bombardeando com discursos violentos e convincentes o Governo, conseguiu o aumento do preço do quilo da borracha, produto natural da Amazônia que melhor preço obteve nesses últimos anos, graças ao seu trabalho como Senador.

VOCAÇÃO PISCICULTORA
Exigiu do Governo obediência nos seus planos à vocação aquática da Amazônia, fator predominante da região, devendo seu espaço ser aproveitado com a piscicultura, verdadeiras fazendas aquáticas, onde se encontrará a mesma proteína do gado, principalmente no peixe-boi, o verdadeiro boi da Amazônia. Com os criatórios de peixes teremos a moeda do futuro: a proteína.
A fome do mundo poderá encontrar o seu grande mercado nas fazendas aquáticas amazônicas que exportarão a mercadoria mais valorizada – o peixe.
Condenou a criação de gado no Estado do Amazonas, considerando a pecuária o câncer da Amazônia, provocando sua desertificação.

USINA DE ALIMENTOS
Mostrou a importância da Amazônia como usina geradora de alimentos do Terceiro Milênio, chegando a afirmar, não só através dos seus discursos no Senador Federal, como em conferências proferidas por todo o Brasil e no exterior , que o país poderoso no Terceiro Milênio será aquele que possuir alimentos com abundância para suprir a humanidade, cada dia mais numerosa e carente. Evandro Carreira, em seus gritos de alerta, é quem procura revelar a verdade onipresente da Amazônia que, se compreendida e estimulada, será capaz de alimentar a humanidade até a consumação dos séculos.

TRANSPORTE – VOCAÇÃO AQUÁTICA
Provou que a Amazônia não é um continente, porém um arquipélago, um alagado com milhões de ilhas, que se entrosam num verdadeiro quebra-cabeça e cujo caminho é o rio, o paraná, o furo, o igapó, enfim, a água.

Para Evandro Carreira é flagrante a necessidade da implantação do transporte fluvial – a hidrovia - porque na Amazônia só uma coisa comanda a vida: a água, que se impõe a todo momento, sugerindo a construção de embarcações adequadas (fundo de prato) que permitam franco acesso a todos os rios, grandes vias naturais da Amazônia, ao contrário das rodovias que, no seu entender, somente despesas e devastação têm causado à nação. Exemplificou com a Transamazônica que não existe, é puro vigarismo.

COMPORTAMENTO POLÍTICO
Comportou-se política e moralmente de maneira irrepreensível. Filiado ao PMDB, era candidato nato ao Senado, o que lhe dava uma posição cômoda para a reeleição. No entanto, preferiu denunciar a corrupção que tomou conta do partido e transferiu-se para o PT, que, no dia 07 de Março de 1982, o lançou como candidato ao Governo. Contudo, as mesmas forças corruptoras que influíram no PMDB, também conseguiram que o PT, no dia 07 de Agosto de 1982, em outra Convenção, retirasse o seu nome como candidato ao Governo.

Extraído do documento formulado pela R/P Mohana Dharma

Nenhum comentário:

Postar um comentário