quarta-feira, 28 de julho de 2010

O PROFETA INDOMÁVEL


Por: Alex Mendes

Escrevo com toda a pureza não tenho a veleidade de um filosofo com Sócrates fora, mais quero ter a hora de ser um escriba como Platão foi. Hoje venho a público deixar registrado, nos anais da história, a importância do senador Evandro Carreira, não só para a Amazônia, mais para o brasil e o mundo.

Evandro Carreira foi um dos senadores mais influentes de seu tempo. Contagiou o parlamento brasileiro e o mundo com fulgor de seu verbo, e sua paixão pela Amazônia. Apesar do tempo o que surpreende nele é o seu entusiasmo pelas idéias em que acredita. Orador nato e intelectual indomável utilizou a tribuna do senado federal para denunciar as ameaças que pairavam sobre a região. Sobretudo para convencer os próprios amazonenses da necessidade de se dedicar atenção especial às potencialidades regionais.

Com sua visão profética, o senador Evandro verberou como criminosa a troca da mata primaria por campo de cultivo e prelecionou que o desenvolvimento interiorano passaria obrigatoriamente, pelo aproveitamento das várzeas e pela criação de peixes em fazendas aquáticas.

Foi ouvido no exterior, de onde recebia convite para proferir suas palestras e seminários. Mas no brasil e principalmente na Amazônia não foi ouvido, pregou no deserto como afirmou o senador Jefferson Peres em matéria publicada no jornal a crítica de 26 de maio de 2006.

Da tribuna do senado federal, o senador, Evandro, afirmou, “senhores, a Amazônia já está ocupada. Entendam isso pelo amor de deus! A Amazônia está ocupada pelo amais sublime, pelo mais intrigado, pelo mais sofisticado complexo biológico do universo; cada árvore, cada ser, tem seu lugar devido”. Com esta visão ele pode ser considerado, hoje um dos maiores Amazônonologos vivos do planeta.

Hoje o senador dos autos do seus 80 anos dedicados a estudar o fenômeno natural e muitas vezes irracional da Amazônia, pode descansar porque o tempo provou o acerto de muitas de suas teses; os rios como caminhos naturais da Amazônia, com criações de peixe em viveiros naturais, a valorização das várzeas como espaço privilegiado para produção agrícola.

A história deu razão ao senador. Embora seus adversários tenham tentado silenciá-lo suas afirmações continuam vivas e seu verbo ainda encontra aconchego na consciência dos que amam verdadeiramente este imenso e imponente ecossistema chamado Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário